sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Linus Pauling

Nascido no noroeste dos Estados Unidos, Linus Pauling era filho de Hermann Heinrich Wilhelm Pauling (1876-1910), Seu pai era um farmacêutico.Quando o seu pai morreu, em 1910, Lucy Isabelle teve que criar sozinha Linus e as suas duas irmãs, Pauline (1901-2003) e Frances Lucille (1904 - 1973). A família voltaria mais tarde a reinstalar-se em Portland.
Durante a infância, Linus foi um leitor voraz, tanto que o seu pai chegou a escrever para um periódico local, pedindo sugestões de livros para mantê-lo ocupado. Um dos seus amigos, Lloyd Jeffress, tinha um pequeno laboratório químico na sua habitação; e as experiências levadas a cabo neste laboratório despertaram o interesse de Pauling em se tornar um engenheiro químico.
Durante os seus estudos no ensino médio, Pauling continuava com as experiências de química, buscando a maioria dos materiais e equipamentos utilizados em uma fábrica abandonada que existia perto do local onde o seu avô tinha trabalhado como guarda noturno.
As más classificações que Pauling obteve em história dos Estados Unidos impediram-no de obter, nessa altura, o seu diploma de ensino médio. A escola concedeu-lhe o diploma quarenta e cinco anos mais tarde, depois de ter ganhado os seus dois Prêmios Nobel.
Em 1917, Pauling ingressou na Universidade Agrícola do Oregon ("OAC", denominada atualmente de Universidade Estadual do Oregon), em Corvallis. Paralelamente aos seus estudos, Linus Pauling teve que trabalhar a tempo inteiro, devido às suas necessidades financeiras. Entre os empregos que teve, encontram-se o de distribuidor de leite, projeccionista num cinema e como trabalhador num estaleiro naval. No começo do seu segundo ano de estudos, Pauling propôs-se a encontrar emprego em Portland para poder ajudar financeiramente a sua mãe. Na mesma altura, na Universidade, propuseram-lhe que aceitasse uma cátedra de química analítica quantitativa (um curso que ele mesmo acabava de concluir como estudante), que lhe permitiria, ao mesmo tempo, continuar os seus estudos.
Durante os seus dois últimos anos na OAC, Pauling estudou o trabalho de Lewis e Langmuir sobre a configuração eletrônica dos átomos, assim como a forma como estes se ligavam para formar moléculas. Neste momento, decidiu seguir uma carreira de investigação, concentrando-se na compreensão da relação da estrutura atômica da matéria com as suas propriedades físicas e químicas, o que o levaria a converter-se num dos pioneiros da química quântica. Na OAC, teve a oportunidade de realizar as suas primeiras investigações respeitantes ao efeito que um campo magnético exerce sobre a orientação de um cristal de ferro.
Pauling graduou-se como Bachelor of Science, em 1922, na área de engenharia de processos. Imediatamente, procurou continuar os estudos com uma pós-graduação no California Institute of Technology (Caltech) em Pasadena. Em busca do doutoramento, Pauling investigou a utilização da difracção de raios-X, na determinação da estrutura dos cristais. Durante os seus três anos em Caltech, Pauling publicou sete artigos sobre a estrutura cristalina dos minerais. O primeiro deles foi publicado na revista Journal of the American Chemical Society, e tratava a estrutura da molibdenita, MoS2. Linus Pauling recebeu o doutoramento em summa cum laude em 1925.
A 17 de Junho de 1923, Pauling casou-se com Ava Helen Miller, com quem teve três filhos e uma filha. 
São várias as contribuições de Linus Pauling à Química Estrutural, à
Biologia Molecular, à Evolução Molecular, bem como a sua luta a favor da Paz. Seu nome é muito associado a vitamina C,pois em 1970 lançou o livro Vitamina C e resfriado, propondo que a vitamina deveria representar um papel mais importante para as funções vitais e, assim, liderou a campanha em favor de megadoses (muito maiores que o recomendo de 60 mg) diárias de Vitamina C, afirmando que o uso elevado prevenia várias doenças. Criou um pequeno Instituto privado, o Linus Pauling Institute for Sciences and Medicine, na Califórnia, e a medicina ortomolecular. A Prática Ortomolecular pressupõe o emprego de técnicas que possam avaliar quais nutrientes do tipo de vitaminas, minerais, ácidos graxos ou aminoácidos possam, eventualmente, estar em falta ou em excesso no organismo humano por alteração de sua produção ou absorção descontrolada.
 Muito antes disso, Linus publicou em 1939, sua mais conceituada obra  A Natureza das Ligações Químicas, que é considerado um dos mais importantes trabalhos de química publicados. Nele, demonstra as leis que regem a estabilidade do átomo por meio da Teoria da Valência. A investigação sobre a estrutura molecular por meio de raios X revolucionou tanto a Química inorgânica quanto a Bioquímica. Em 1930, , Pauling viu a possibilidade de utilizar os elétrons para os estudos de difração, tal como tinha usado, para o mesmo efeito, os raios X. No seu regresso, construiu um aparelho de difração eletrônica, auxiliado pelo estudante L. O. Brockway. O aparelho foi utilizado para estudar a estrutura molecular de um grande número de substâncias químicas. Em 1931, Pauling recebeu o Prêmio Langmuir, outorgado pela American Chemical Society, pelo trabalho científico mais significativo, realizado por um investigador com menos de 30 anos.
Linus Pauling elaborou um dispositivo prático que permite colocar todos os subníveis de energia conhecidos em ordem crescente de energia. É o processo das diagonais, denominado diagrama de Pauling.
Ganhou o Prêmio Nobel de Química (1954) e o Nobel da Paz (1962) pela sua militância pacifista, foi perseguido pelo macarthismo, seu empenho contra os testes nucleares e a publicação do livro No More War! (1958), sendo o único a ganhar duas vezes sozinho o Prêmio Nobel. Recebeu da URSS o Prêmio Lenin por sua militância pela paz (1970).

Fontes:http://paxprofundis.org/livros/linus/pauling.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Pauling
http://www.fap.com.br/fapciencia/006/edicao_2010/003.pdf

EQUIPE:
Aryel 5
Júlia 20
Levi 23
Magna 28
Pedro
Paulo Mateus


Um comentário:

  1. CIENTISTA: LINUS PAULING
    EQUIPE: Aryel
    Júlia
    Levi
    Magna
    Pedro
    Paulo Matheus
    PONTUAÇÃO
    Biografia - 1,5
    Bibliografia - 1,0
    POntualidade - 1,0
    Imagens com legenda - 0,25
    Contribuições científicas - 2,0
    Vídeo - Criatividade - 0,5
    Caracterização - 0,25
    Participação - 1,0
    Experimento - 1,0
    Qualidade sonora e visual - 0,5

    NOTA FINAL - 9,0

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