quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Joseph Louis Proust

Biografia:

Joseph Louis Proust (1754 – 1826)




Nasceu em Angers, França, em 29 de setembro de 1754, sendo, portanto, compatriota e contemporâneo de Lavoisier. Filho de um farmacêutico, estudou Química e Farmácia, tornando-se chefe da farmácia do Hospital de Salpêtrière, em Paris. Aí realizou trabalhos sobre a urina, o ácido fosfórico e o alúmen.
Em 1789, fugindo da Revolução Francesa, mudou-se para a Espanha, onde lecionou nas academias de Segóvia e Salamanca e trabalhou-nos recém-instalados laboratórios do rei Carlos IV, em Madri. Estudando muitos minerais espanhóis e descobriu o processo de extração do açúcar da uva. Em 1808, o laboratório onde trabalhava foi destruído pelas tropas francesas que haviam invadido a Espanha. Isso forçou Proust a retornar para a França.
Em 1801 formulou sua famosa Lei de Proporções Multiplas, que foi duramente combatida por outro eminente químico francês. Claude Louis Berthollet, durante oito anos, por cartas e artigos escritos em jornais. Bethollet achava que as composições de muitos compostos não eram constantes, mas Proust conseguiu provar que Bethollet falhava por não purificar suficientemente seus compostos e por cometer erros em suas análises químicas. Finalmente, em 1808, reconheceu-se que a razão estava com Proust, e sua lei, sem dúvida, ajudou a fortalecer, na Química, a idéia do átomo de Dalton. Por seus trabalhos cuidadosos de purificação e análise de compostos químicos, Proust é considerado um dos fundadores da Análise Química.
Por fim; morreu em Angers, sua cidade natal. - 5 de julho de 1826, Angers (França)


Contribuições científicas:

Lei de Proust ou a Lei das Proporções Definidas

A Lei de Proust ou a Lei das Proporções Definidas foi elaborada em 1797 pelo químico francês Joseph Louis Proust. Ele verificou que as massas dos reagentes e as massas dos produtos que participam da reação obedecem sempre a uma proporção constante. Essa proporção é característica de cada reação, isto é, independente da quantidade de reagentes utilizados.



Uma consequência importante da Lei de Proust é que qualquer composto químico tem uma composição constante em massa. A proporção das massas que reagem permanecem sempre constantes. Duplicando a quantidade de átomos, todas as massas dobrarão.

Composição Centesimal de uma substancia são porcentagens em massa, dos elementos formados dessa substancia.
Cálculo estequiométrico é outra consequência importante da Lei de Proust. Logo, CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO é o cálculo pelo qual prevemos as quantidades das substancias que participarão da reação química.

Através de análises de inúmeras substâncias adquiridas por diferentes processos foi possível verificar que uma mesma substância tem sempre a mesma composição qualitativa e quantitativa. Por exemplo, qualquer amostra de água apresenta sempre 88,9 % de oxigênio e 11,1 % em massa de hidrogênio combinados na mesma proporção.

Proust realizou vários experimentos, e conclui que a água (substância pura) é formada de hidrogênio e oxigênio, sempre na proporção constate de 1/8 em massa, veja abaixo a demonstração de como eram feitos os experimentos para comprovar este dado:

Experimento                   Água                   Hidrogênio                  Oxigênio
 1                                   18g                        2g                           16g
 2                                   72g                        8g                            64g

Obs.: Nos dois experimentos foi possível constatar a massa fixa da água.
A conclusão dos estudos de Proust para a proporção entre as massas de hidrogênio e oxigênio segue a relação:

Massa de hidrogênio = 2 g    =   8g    = 10g    = 1
Massa de oxigênio      16 g      64 g      80 g   8


A lei de Proust foi estudada e aprovada, e posteriormente estendida a qualquer reação química. É importante ressaltar que na época em que foram realizados os experimentos descritos, os cientistas não tinham acesso a aparelhos modernos de pesagem, as balanças existentes nesta época permitiam obter um peso não muito preciso, mas isto não impediu que fossem introduzidos os conceitos que temos acesso hoje.



                                                     
                                               

                            Vídeo e Realização de Experimento



                           

Fontes:



Equipe:

 Valéria Pereira N° 36
 Lara Brito N° 21
 Michelle Andrade N° 37
 Sara Mascarenhas N° 34
 Douglas Araripe N° 09
 Jacó Moraes N° 16
 Francisco Vinicius N° 10

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. CIENTISTA: PROUST
    EQUIPE: Valéria nº 36
    Lara Brito nº 21
    Michelle nº 37
    Sara Mascarenhas nº 34
    Jacó nº 16
    Vinícius nº 10
    PONTUAÇÃO
    Biografia - 1,5
    Bibliografia - 1,0
    Pontualidade - 1,0
    Contribuições científicas - 2,0
    Imagens com legenda - 0,25
    Vídeo - Criatividade - 1,0
    Caracterização - 0,25
    Participação - 1,0
    Experimento - 1,0
    Qualidade sonora e visual - 0,5

    NOTA FINAL - 9,5

    ResponderExcluir