terça-feira, 8 de novembro de 2011

"John Dalton grande físico, químico e matematico inglês."


Biografia:
Químico e físico inglês, fundador da teoria atômica moderna, nasceu em 6 de setembro de 1776, em Eaglesfield, Cumberland e faleceu em 27 de julho de 1844. Tinha um excelente dom para o magistério, e por isso dedicou sua vida à pesquisas cientificas, em 1793, foi para Manchester, onde se estabeleceu até o final da sua vida. Lá ensinou química, física e matemática, e contribuiu com trabalhos importantes para as mesmas, também pesquisava sobre a meteorologia e fez grandes pesquisas para essa área. Os seus maiores trabalhos, foram a criação da primeira teoria atômica, e a sua pesquisa sobre o daltonismo, doença a qual ele sofria e na qual o nome foi dado em sua homenagem. Sua teoria atômica, abriu caminhos para novos pesquisadores, trazendo novas conquistas para a humanidade. Com base na sua teoria atômica, Dalton fez uma nova pesquisa, na qual elaborou suas leis, muito usadas na química atual. Sua teoria atômica acabou sendo mais tarde modificada, por Thomson. Dalton, teve três acidentes vasculares cerebrais, onde antes de morrer escreveu sua última anotação sobre meteorologia, e foi encontrado por sua atendente, já sem vida.





"O modelo 'bola de bilhar', elaborado por Dalton."


Contribuições científicas:
As contribuições científicas de Jonh Dalton representam grandes avanços para a humanidade. Dalton desenvolveu o primeiro modelo atômico, também chamado de teoria atômica moderna  era o primeiro que possuía comprovação experimental, com o seu modelo “Bola de bilhar”, afirmava: toda matéria é composta por átomos, o átomo era a menor partícula da matéria, e por isso ele era uma esfera MACIÇA, INDIVISÍVEL e INDESTRUTÍVEL, átomos de uma mesma substancia simples são todos iguais entre si, átomos de substancias diferentes diferem na massa. Os átomos unem-se em porções bem definidas, formando as substâncias químicas. Devido à época seus experimentos e materiais de trabalho eram muito rústicos, usava muito mais sua inteligência e sua precisão do que seus experimentos, não se conformava com os químicos da sua época e suas teorias, por isso criava suas próprias teorias. Seu modelo atômico permaneceu por 101 anos, até ser derrubada por Thomson, que descobriu partículas subatômicas, o que prova que o átomo é divisível. Além de teoria atômica Dalton também desenvolveu leis para a química, pois observou quando misturamos substancias os átomos tendem a se reorganizarem de novas formas, dando origem a novos compostos, surgia assim o primeiro passo para as equações químicas, também desenvolveu a lei para pressão dos gases, que com suas experiencias demostrava que se colocássemos um gás dentro de um recipiente sua pressão inicial seria P, se por um processo qualquer conseguíssemos deixar só o gás desejado dentro do recipiente, a pressão final será menor que a inicial  P1<P , a pressão parcial de um gás seria o valor que ele ocupa sozinho na mistura.Para calcularmos a pressão total da mistura são necessários que os gases da mistura não reajam entre si, e para calcular só usar a fórmula P total = P1 + P2 + P3 + ... Pn.







                             "A figura mostra os diferentes tipos de átomos, como Dalton afirmava."

Mais tipos de átomos.

Experimento de Jonh Dalton

A matéria é constituída de diminutas partículas amontoadas como laranjas

A matéria
é constituída de diminutas
partículas amontoadas
como laranjas.

Daltonismo:



Definição:

É uma perturbação visual, onde não a pessoa é incapaz de diferenciar todas ou algumas cores. De origem genética, tende  atingir mais a homens do que mulheres, o mais comum é a não distinção do vermelho e do verde. 

Tipos:

1°monocromacia : ocorre quando há apenas percepção de luminosidade  apresentam a chamada ‘’visão em preto e branco ‘’.

  
  
2° dicromacia :  podem ser três  protanopia deficiência no vermelho,




 deuteranopia  deficiência no verde ,






tritanopia deficiência no azul.





3° Tricromacia  Anômala : resulta de uma mutação no pigmento dos fotoreceptores dos cones retinianos , e manifesta-se em três anomalias distintas:
Protanomalia  Resulta numa menor sensibilidade ao vermelho e num escurecimento das cores perto das frequências mais longas (que pode levar à confusão entre vermelho e preto). Atinge cerca de 1% da população masculina.
 Deuteranomalia  Resulta numa maior dificuldade em discriminar o verde. É responsável por cerca de metade dos casos de daltonismo.
 Tritanomalia  Forma mais rara, que impossibilita a discriminação de cores na faixa do azul-amarelo. O gene afetado situa-se no cromossoma sete ao contrário das outras tricromacias anómalas, em que a mutação genética atinge o cromossoma X.




                                                                           Vídeo:


O vídeo está e preto e branco, porque Dalton sofria de daltonismo.



Bibliografia Consulta: Texto:Wikipédia , Portal São Francisco, Vestibulando Web
                                 Imagens: Google Imagens e Portal São Francisco

Equipe:
Lucas Leitão n° 26
Abner Sousa n°01
Lucas Carneiro n° 25
Isabela Paiva n°14
Davi Moreira n°08
João Marcus n° 17

Um comentário:

  1. CIENTISTA: JOHN DALTON
    EQUIPE: Lucas Leitão nº 26
    Abner Sousa nº 01
    Lucas Carneiro nº 25
    Isabela Paiva nº 14
    Davi Moreira nº 08
    João Marcus nº 17
    PONTUAÇÃO
    Biografia - 1,5
    Bibliografia - 1,0
    Pontualidade - 1,0
    Contribuições científicas - 2,0
    Imagens com legenda - 0,5
    Vídeo - Criatividade - 0,25
    Caracterização - 0,00
    Participação - 1,0
    Experimento - 0,25
    Qualidade sonora e visual - 0,5

    NOTA FINAL - 8,0

    ResponderExcluir